Pe. Nonato fala sobre a reforma da Matriz e comemoração do I Centenário da Pedra Fundamental

De acordo com o pároco já foram gastos na reforma mais de R$ 908 mil reais, e ainda falta concluir cerca de 1% da parte interna e 50% da parte externa.

2ª Romaria da Fé com caminhada de Ipu a São Benedito

Na madrugada de sábado para domingo, (11 e 12/10) aconteceu a 2ª Romaria da Fé, evento católico promovido pelos grupos Terço dos Homens e Comunidade Católica Cristo Rei com o tema: "E quando eles iam andando ficaram curados. Lc 17,14". ".

A Igreja Católica de Ipu comemora Domingo a primeira semana do Advento

"O Advento é um tempo de preparação para as solenidades de Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus aos homens e um tempo em que por meio dessa memória se dirigem as mentes para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por estes dois motivos, o tempo do Advento apresenta-se como tempo de piedosa e alegre expectativa”.

História: Freguesia de São Sebastião de Ipu e a desbravadora Joana de Paula Vieira Mimosa; Por Professor Melo

Conheça um pouco a história de Ipu contada pelo escritor e historiador Francisco de Assis Martins (Prof. Melo) de como D. Joana Paula Vieira Mimosa teve participação histórica e religiosa na cidade de Ipu no ano de 1965, data de criação da Igrejinha do quadro.

Sua nota vale dinheiro - Ajude na reforma da Matriz

Paróquia realiza campanhas para reforma da Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu Campanha Minha Nota Vale Dinheiro Deposite na urna da matriz ou mande sua nota acima de R$ 20,00 Reais e ajude na reforma da Matriz

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Palestras de prevenção as drogas e capacitação de novos agente no município de Alcântaras

Aconteceu nos dias 23 a 27 de maio o lançamento do Projeto Prevenir com um ciclo de palestras de prevenção as drogas em diversas localidades do município de Alcântaras .

Além do lançamento ,houve também uma capacitação para novos agentes da pastoral da sobriedade da paróquia nossa senhora do perpétuo socorro ,que contou com a presença do pároco Padre Edmilson e alguns paroquianos essa formação tem como objetivo de implantar mais um grupo de auto ajuda da pastoral da sobriedade na diocese de Sobral no mês de Julho de 2013.

Esta formação contou com cerca de vinte novos agentes da pastoral da sobriedade que ira se organizar para realizar trabalhos pastoral nas frente de trabalho que são;

Paróquia São Sebastião em Ipu realiza Procissão de Corpus Christi


Centenas de fiéis caminharam pelas ruas do centro de Ipu, durante a procissão de Corpus Christi que aconteceu na noite desta quinta-feira (30/05). Diversos tapetes foram confeccionados por funcionários e alunos das escolas para receber a procissão.

Durante a procissão foram realizadas algumas paradas para a bênçãos que aconteceram em diversas ruas da ciadade  pelos Padres Gerson Luís, Airton Liberato e Helânio. 

A festa de Corpus Christi é celebrada sempre na quinta-feira depois da Santíssima Trindade, que acontece no domingo, depois de Pentecostes. A festa teve sua origem litúrgica ainda na Idade Média, sendo universalizada na igreja pelo papa Urbano IV, no ano de 1264. 

Galeria de fotos


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Terço dos Homens recebe ícone de Nossa Senhora


 
O Terço dos Homens é uma pastoral nova da Igreja Católica que pretende conquistar e valorizar o religioso dos homens, através da descoberta de sua natureza como ser filial, dependente de Deus, para melhor desempenhar a sua paternidade e a sua missão cristã.
 
Na última segunda-feira foi realizado mais um Terço dos Homens, o encontro aconteceu na Igrejinha do Quadro onde foi apresentado o ícone de Nossa Senhora Mãe Rainha.

O evento contou com a presença do pároco de Ipu Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva onde o mesmo leu o evangelho e fez uma pequena reflexão.

Veja as fotos:

Cenáculo Povo de Deus realiza coroação de Nossa Senhora das Graças

O cenáculo Povo de Deus, celebrou nesta terça-feira (28/05) a coroação de Nossa Senhora das Graças, com a participação das crianças da catequese Amiguinhos de Jesus e toda a comunidade.

Na ocasião houveram diversas apresentações como Coro de anjos, encenações Maria é-o anjo, o oferecimento do terço, coreografias (Colo de mãe e Senhora Rainha) o oferecimento de flores e a hora mais esperada a coroação Nossa Senhora.

A noite foi finalizada com o bingo de uma cesta básica, com a finalidade de arrecadar fundos para a reforma da Igreja Matriz.
Organização: Teta, Gentileza, Sabrina no bairro da Grota.
Veja as fotos:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cenáculo Nossa Senhora da Conceição Acolhedora realiza a coroação de Nossa Senhora

Anualmente o cenáculo Nossa Senhora da Conceição Acolhedora realiza a coroação de Nossa Senhora. A cada ano o evento conta com um número maior de participantes que vem prestigiar a celebração, além dos cenáculos visitantes.
Na ocasião houve apresentações com passos de dança realizadas por crianças que homenagearam a Santa.

Veja as fotos

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Coroação de Nossa Senhora, da Comunidade N. S. Porta do Céu

 Aconteceu nesse sábado (25/05) a Coroação de Nossa Senhora, da Comunidade N. S. Porta do Céu. A mesma foi realizada em procissão, com saída do Santuário Nossa Senhora das Graças passando, em cenáculo, pelas casas do bairro, até chegar na SEDE da Comunidade.

Foram prestigiadores do evento alguns grupos e segmentos da Igreja entre eles a JMV, a Infância Missionária, o Grupo de Escoteiros Águias do Ipuçaba, os Homens do terço, além das famílias do bairro.

Um momento de fé e devoção com muita oração, apresentações e perseverança uma vez que mesmo na chuva as pessoas continuaram na caminhada.

Acompanhados durante todo o percurso por um carro de som, a coroação foi feita por um casal de jovens da própria Comunidade, dando jus a CF2013 que traz como tema a juventude.
Depois de um intenso momento de oração conduzido pelo vocacionado e consagrado Lucas Levi, foram feito sorteios de brindes para as mães que estavam presentes.

Veja as Fotos

domingo, 26 de maio de 2013

Apostolado da Oração de Ipu realiza encontro em Varjota.


 
Aconteceu neste último sábado no centro de eventos em Varjota , um dia de espiritualidade entres os associados(as) do Apostolado da Oração da região episcopal do Araras ( Reriutaba, Pires Ferreira, Varjota, Cariré, Groaíras, Senador Catunda, Hidrolândia e Ipu). O momento contou com a presença de Pe. Magalhães, Diretor Diocesano para o Apostolado da Oração e os seguintes sacerdotes: Herlandino, Bonifácio, Eufrásio além de nosso pároco Pe.Nonato Timbó.

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração:

APOSTOLADO DA ORAÇÃO da
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DE IPU

A freguesia do Ipu foi agregada ao Apostolado da Oração, aos 7 dias do mês de dezembro do ano de 1902, ao qual foi expedido um diploma de agregação, por Pio IX, Papa para Perpétua Memória., com os seguintes dizeres:

“ Informaram-nos de que nos annos passados, foi instituída canonicamente na diocese de Puy (em França), uma piedosa Associação ou Confraria de fiéis de um e de outro sexo, debaixo do título de Apostolado da Oração, cujos membros, entre muitas outras obras de piedade e caridade que costumam ou que tencionam praticar, se ligam sobretudo por orações quotidianas para obter a graça de Deus para Egreja universal em particular para o Soberano Pontífice. Por uma carta similhante, dada em Gaeta a XIX de Agosto de MDCCCXLIX, concedemos aos membros d’esta Associação alguma indulgências por sete annos. Tendo já expirado o tempo d’esta concessão, pediram-nos que nos dignássemos,em nossa Benignidade Apostólica, de abrir os thesouros dos benefícios celestiaes, de que o Altíssimo nos quis constituir depositário.” Afim de que esta Associação tome diariamente mais incremento, julgamos dever acceder ás súplicas que nos dirigiram, e conceder como se segue nos estatutos.”
( o trecho do documento foi reproduzido na íntegra, inclusive a ortografia própria da época.)
Desde então o Apostolado da Oração de Ipu, permanece fiel aos desejos dos jovens jesuítas de Vals e do Pontífice Pio IX.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

170 anos da IAM é comemorado em Ipu

Neste Domingo de Pentecostes (19/05/2013), a Infância e Adolescência Missionária (IAM), festejou seus 170 anos de existência. A Paróquia de Ipu comemorou este dia com a Páscoa de seus membros na missa das 7h, onde contou com a participação de aproximadamente 85 pessoas, entre crianças, adolescentes e assessores. Na procissão de entrada, 7 membros da IAM entraram com velas acesas (lembrando o fogo do Espírito Santo) até o altar, onde tinha um candelabro para que as velas fossem ali colocadas. A missa foi celebrada por Pe. Elanio, coordenador da IAM na Paróquia. No final da celebração, Pe. Nonato destacou a localização dos centros com seus responsáveis, convidando aos pais para integrarem seus filhos a continuar sua catequese na IAM, pediu também que mais adultos se colocassem a disposição para esse trabalho pastoral, pois o número de crianças que fazem a 1ª Eucaristia este ano é grande e necessita, portanto, de mais centros que as acolham.
Atualmente, contamos com 5 centros na cidade:
  • Patronato Sousa Carvalho – Centro Santa Luísa de Marillac
  • Bairro Boa Vista – Centro Nossa Senhora das Graças
  • Alto dos 14 – Centro São Vicente de Paulo
  • Pereiros – Centro João Paulo II
  • Canudos – Centro Crianças com Jesus



Obs.: O Bairro da Caixa D’água está em processo de formação de um centro.
Temos também 5 capelas com IAM:
  • Abílio Martins – Centro São Francisco Xavier
  • Sítio São João – Centro São João Batista
  • Ingazeiras – Centro Sagrado Coração de Jesus
  • Baixa Larga – Centro São Francisco de Assis
  • Barra da Ingazeira – Centro Anjos da Luz
Após a missa, a IAM se dirigiu ao Patronato Sousa Carvalho para partilhar momentos de entrosamento entre seus membros. Foi uma ótima oportunidade de fortalecimento na caminhada.
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843.
Para conhecer melhor a obra da Infância e Adolescência Missionária,
acesse o site http://www.infanciamissionaria.com.br.

A celebração de Pentecostes na missa de 9h foi celebrada pelo  pároco de Ipu Pe. Raimundo Nonato, onde podemos dizer que é  o aniversário de fundação da Igreja, e de sua Missão Evangelizadora, o Espírito Santo, vem até Maria e até os discípulos em forma de línguas de fogo, é o cumprimento da promessa de Jesus, de que nós nunca  estaríamos sós, porque o Pai, nos enviaria o Espírito Santo. Nesta solenidade, se apaga o Círio Pascal, a luz de Cristo, como foi três vezes entoado solenemente na Vigília Pascal, nós é tirada, porque devemos nós agora, ser o resplendor desta luz de Cristo Ressuscitado.

Veja as fotos:

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Terço dos Homens em missão no Cangati.

 
 Em um momento de graças que esta vivendo o terço dos homens de Ipu após seu primeiro ano de existência, aconteceu nesta última quarta-feira na localidade de Cangati mais uma missão do terço dos homens.

Como é de costume foi realizado um animado louvor comandado por Nazareno Alves, Josenir Gabriel, Edvan (Teclado) e Reginaldo (trombone) em seguida o terço que conta com a participação de toda a comunidade.
 A proclamação do eangelho esta sempre presente levando uma mensagem de reflexão as localidades de Ipu consciêntizando à todos da necessidade de seguir Jesus Cristo.

CRISTO REI

terça-feira, 14 de maio de 2013

Terço dos Homens comemora seu 1º ano com Missa em Ação de Graças.


13 de maio é uma data importante para os católicos, principalmente para os devotos de Nossa Senhora de Fátima. O Terço dos Homens completou neste dia 13 de maio de 2013 um ano de existência e esta data é sublime para todos aqueles que participam desse evento religioso, um grande momento de evangelização.
Nesta segunda-feira, dia de Nossa Senhora de Fátima aconteceu na Igrejinha do Quadro a Missa em Ação de Graças pelo 1º ano de existência do Terço dos Homens.

No primeiro momento houve a fala de Pe. Nonato que relembrou que há exatamente um ano estava celebrando a reabertura daquele templo, que havia sido restaurado contando na oportunidade com a presença de Dom Odelir, no dia seguinte aconteceu pela primeira vez o terço dos homens da cidade de Ipu.
  Logo em seguida teve início a celebração da santa missa presidida por Pe. Airton Liberato que se disse bastante feliz por aquele momento.
Hélio Lopes um dos coordenadores do terço dos homens agradeceu a todos pela presença e ao Pe. Nonato pela oportunidade de estar participando do evento.
No final da celebração foi realizado o tradicional chá, onde ocorreu a confraternização dos participantes do terço.

Veja as fotos:

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Paróquia de Ipu realiza missa especial em homenagem ao Dia das Mães

Foi realizada na manhã deste domingo ( 12/05 ) Dia das Mães, como é tradicional na cidade de Ipu, duas missas, uma celebrada pelo filho da terra Pe. Gerson Luiz , outra pelo pároco da cidade Pe Raimundo Nonato Timbó de Paiva Missa, ambas em Especial ao Dia das Mães.


Na cerimônia religiosa realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em que o presidente da celebração rezou por todas as nossas mães estiveram presentes centenas de fiéis entre eles a maioria eram mães.




Pe. Nonato ressaltou em seu sermão a importância que tem cada mãe e o valor que cada filho deve dar a ela , presenteando-a da maneira correta, com carinho e amor. 

Fizeram-se presentes na Missa Especial das 9h, o Prefeito Sérgio Rufino e a primeira dama do município, Sra. Anaracy Pinto Pinho Rufino com sua família. 



Durante a celebração a primeira dama leu uma mensagem direcionada a todas as mães da cidade de Ipu.

No final da celebração foi ofertado pela

Sra. Primeira Dama de Ipu, rosas naturais e cartões à todas a mães presentes na celebração.


Veja as fotos:

(Ipu Noticias)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Projeto prevenir foi apresentado em Brasília ao secretário nacional de políticas sobre drogas


Na última quinta-feira (02/05) no ministério da justiça em Brasília o presidente da ABRASP (Associação Brasileira Sobriedade e Paz ) Rogerio Melo apresentou o Projeto Prevenir ao secretario nacional de políticas sobre drogas o senhor Vitore Maximiano. Este projeto financiado pelo fundo nacional de solidariedade da CNBB é desenvolvido pela Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste 1 e com parceria com o CEPOD e a SEDUC (secretaria de educação do estado do Ceará) resultados já alcançados em um ano de atividade do projeto ;215 escolas ,80 mil alunos contemplados com palestras ,seminários e entrega de materiais didáticos da SENAD, coleção por dentro do assunto que aborda a prevenção e conscientização ao uso abusivo e nocívo de álcool e outras drogas este projeto já foi lançado em 35 municípios no estado do Ceará ,Falou ainda que a pastoral da sobriedade no estado do ceará realiza atendimento gratuíto ha 2 mil pessoas entre dependentes químicos e familiares nos seus 40 grupos de auto ajuda que acontece semanalmente em todo o estado.

Rogerio Falou que a ABRASP será mais uma força para prevenir ,acolher, tratar e ressocializar o dependente químico na sociedade como também reinserir a família no tratamento como parte fundamental do tratamento ao dependente químico.

O secretário nacional de políticas sobre drogas Vitore Maximiano ficou entusiasmado com o projeto e seus resultados e disse ser uma boa ideia expandir esta experiencia para todo o Brasil .O projeto prevenir se encontra com possibilidade para este segundo semestre ser implantado no estado de Sergipe e na cidade de satélite de Santa Maria no Distrito Federal.

terça-feira, 7 de maio de 2013

A caminhada missionária para o Bairro Joaão Paulo II

A caminhada missionária neste mês de maio, mais precisamente nesta terça-feira, dia 07/05 saiu as 5 horas da manhã do patamar da Igreja Matriz de São Sebastião indo até o bairro Joaão Paulo II e contou com a participação de vários fiéis que acompanham mensalmente o evento ao lado dos padres Raimundo Nonato, Pe. Airton  e Pe. Elânio.
A caminhada é um dos frutos das Santas Missões Populares que ocorrem em preparação ao centenário da Diocese de Sobral em 2015.
A comuninidade do bairro João Paulo II convida a todos para uma missa que se realizará hoje, (07/05) na capela do bairro.
Fotos:

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Papa Francisco volta a "encantar" o Mundo

O Papa Francisco quando deixou o seu apartamento em Santa Marta, encontrou um guarda suíço no lado de fora da sua porta. O Papa perguntou o que ele fazia ali, e se ele tinha ficado acordado a noite toda.
- Sim, respondeu o guarda.
- De pé? - perguntou o Papa Francisco. Você não está cansado?
- É meu dever, Sua Santidade, para a sua segurança.
O Papa Francisco , olhou para ele, voltou para o seu apartamento e, momentos depois, voltou com uma cadeira entre as mãos.
- Pelo menos sente e descanse - disse o Papa.
O guarda respondeu:
- Desculpe-me Sua Santidade, mas não posso, as regras não permitem isso.
- As regras? - disse Francisco.
- Meu capitão, Sua Santidade... - disse o guarda.
- Bem, mas eu sou o Papa e lhe peço para se sentar.
Mais tarde, o Papa Francisco voltou com um pouco de pão e presunto, entregou-o ao guarda e disse:
- Bom apetite, meu irmão.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Paróquia de São Sebastião em Ipu realiza missa pelo Dia do Trabalhador




Hoje,(01/05) na Igreja Matriz de São Sebastião, foram celebradas duas missas, onde o Pároco de Ipu Pe. Raimundo Nonato fez um destaque todo especial ao Dia do Trabalho, comemorando o 1º de maio.
Na ocasião foi realizado o envio das imagens para os bairros da cidade de Ipu, onde participaram 37 cenáculos que irão visitar as residências dos bairros da cidade rezando o terço que é tradicional para homenagear Maria no mês de Maio.
Em sintonia com o Evangelho, o padre ressaltou a importância de cada um realizar com competência e zelo o trabalho a que lhe foi confiado. Destacou como exemplo São José, pai adotivo de Jesus. Ele que soube com maestria ensinar a seu filho uma profissão. Ao final da Celebração, abençoou todos os trabalhadores presentes, pedindo muita disposição para a labuta diária.

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países. No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.

Esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

 Veja as fotos:

Jovens Kairós celebram sua Páscoa compartilhada com a Comunidade Ipuense


Convictos da importância da formação humana completa, celebramos neste último sábado(27/04) a Páscoa com o tema JOVENS RENOVADOS NO CRISTO RESSUSCITADO - onde, renovamos a fé no plano salvífico de Deus para o homem. A programação aconteceu em dois momentos distintos para que possibilitasse a unidade em respeito à liberdade religiosa. Entendemos que, fortalecidos no grupo da comunidade escolar, nossas crianças e jovens proclamem e fundamentem que Jesus é o modelo de vida a seguir. Após a preparação através de textos, vídeos e confissões, convidamos nossos alunos a viver sua espiritualidade na comunhão. Neste ano em que a Igreja promove em nosso país a Jornada Mundial da Juventude, motivamos reflexões e vivências à luz do evangelho diante da diversidade de violências que nossas famílias estão expostas.
O Instituto Kairós é uma organização educacional que privilegia o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo, afetivo e social, complementando a ação da família e da sociedade, assegurando-lhes a formação indispensável para o exercício da vida em sociedade, pautada nos valores éticos, religiosos e de cidadania. Composto por uma equipe de profissionais competente e comprometida com a missão de educar, o Instituto Kairós desenvolve a sua proposta pedagógica pautado na concepção de educação enquanto “processo formativo que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
Compreende o mundo em que vivemos como espaço em constante transformação, exigindo que sejamos cada vez mais dinâmicos e flexíveis para acompanharmos sua evolução nos campos tecnológico, científico, econômico, cultural e social.
Este contexto demanda, portanto, um homem criativo, dinâmico, crítico, participativo, ousado, cooperativo, solidário e capaz de adaptar-se a cada dia com o novo.
A sociedade, por sua vez, é um conjunto que representa os interesses comuns dos homens que a formam, cuja base está na família. Assim sendo, acreditamos que é possível, a partir de um trabalho de interação com a família, contribuir para formação de uma sociedade mais justa e democrática, em que a cidadania efetivamente se concretize.
PROGRAMAÇÃO, SÁBADO 27 ABRIL
17:30h – Igreja Matriz
.Missa comungada, louvor coreografado
18:50h – Quadra do Colégio
.Apresentação dos Jovens que cantam e tocam sua Fé
.Celebração e Ceia Pascal
.Troca de cartões e ovos de Páscoa

"Jesus veio a terra com uma única missão, salvar a humanidade, ensinar a fé e a salvação. Sua ação se baseou em apenas uma palavra e suas variações. Amor, amar, amou, amará, amarmos uns aos outros como ele nos amou!"
Veja as fotos:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More